domingo, 17 de novembro de 2013

Achar que não tem jeito é o primeiro passo para piorar as coisas…

Achar que não tem jeito é o primeiro passo para piorar as coisas…

Já faz algum tempo que o novo curso de política da Fundação Republicana trata da criminalização que o senso comum faz da atividade política. Basta pedir aos participantes que falem a primeira palavra que vem às suas mentes quando escutam o termo “política” para saber do que eu estou falando: corrupção, impunidade, ladrões…
De certa maneira, as manifestações de junho refletiram um pouco desse sentimento. As manifestações de vandalismo e a expulsão dos partidos das passeatas mostraram um profundo ressentimento e descrédito da população em relação aos políticos. De forma complementar às ruas, propostas antipolíticas como a proibição da reeleição ou campanhas pela renovação total das bancadas tomaram a internet. As pessoas não querem reforma. Querem vingança.
Não faltam motivos que expliquem este estado de coisas. Não são raros os casos de políticos que priorizam o jogo em detrimento do bem comum das pessoas, de corporativismo em favor da impunidade de verdadeiros delinquentes e da baixa capacidade e da falta de preparo de muitos eleitos para o cargo para o qual foram escolhidos.
Mas frente a este cenário, o que pode ser feito? Há três caminhos à nossa frente. O primeiro é levar à cabo nossa vingança e aprofundar a negação da política. Evitar discutir, não se envolver (“para não se sujar”), votar nulo, xingar os candidatos que nos abordarem na rua e, se possível, vandalizar algum patrimônio público: destruir um banco de praça, pichar o muro de um hospital, arrancar uma placa de trânsito…
O segundo é engolir todos os desaforos dos políticos e seguir em frente, como estamos fazendo há tantos anos: “afinal, nada muda mesmo, não é”? Faz parte desta receita parar de ler o noticiário para não se irritar, não gastar um minuto sequer refletindo sobre o voto e pensar que político bom é aquele que “rouba, mas faz”, já que não existe outro…
O terceiro caminho nasce da compreensão de que as coisas não mudarão sem um movimento de baixo para cima. Apesar da política ser algo desagradável na maior parte do tempo, ela é necessária. Estas pessoas percebem que o corrupto, o aproveitador e o despreparado se alimentam da omissão e da falta de atenção das pessoas. Elas sabem que mesmo atos pequenos e aparentemente sem importância são válidos e que política é algo que deve estar na educação dos filhos, nas discussões da hora do almoço e na saída da igreja.
Acima de tudo, as pessoas que optam pela participação sabem da sua responsabilidade como semeadoras de bons comportamentos: protestam, votam de forma consciente, não consideram todos os políticos iguais, tentam premiar os bons e punir os maus, buscam inspirar temor nos seus representantes, se comunicam com as autoridades para solucionarem seus problemas e são vigilantes em torno das suas próprias ações, buscando sempre dar o bom exemplo.
Negar ou ignorar a política são opções menos trabalhosas. Mas elas não levam a nenhuma evolução, a nenhum desenvolvimento. E como achar que não tem jeito é o primeiro e mais decisivo passo para piorar as coisas, cada caso de desmando e corrupção denunciado deve ser encarado como uma oportunidade para que as pessoas mostrem força e disposição para participarem da reforma ética que está em curso no Brasil, cada um fazendo o que pode.
A escolha é livre. O resultado do caminho tomado é obrigatório.
Leonardo Barreto
Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília e coordenador acadêmico da Fundação Republicana Brasileira
- See more at: http://fundacaorepublicana.org.br/site/achar-que-nao-tem-jeito-e-o-primeiro-passo-para-piorar-as-coisas/#sthash.byi6eKqa.dpuf

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Amargas Travessuras

         
Nesta quinta-feira, 31 de outubro, é bem provável que você ouça, em algum momento do dia ou até na porta de casa, a seguinte pergunta: “Doces ou travessuras?” A ameaça vinda de crianças fantasiadas que teoricamente estão brincando, disfarça o significado do Halloween, uma festa pagã adaptada a várias culturas e que vem crescendo perigosamente no Brasil.
A suposta festa nada tem a ver com a cultura brasileira, mas ganha força por aqui, onde também carrega o nome de Dia das Bruxas, graças ao apelo comercial ou ao hábito de imitar estrangeiros. Pior do que a suposta celebração é o que vem por trás da data, que representa o culto a mortos e seres sobrenaturais.
O surgimento do Halloween tem várias versões e começou a se relacionar com bruxas ou fantasmas há mais de 2,5 mil anos, quando o povo celta, que deu origem a várias nações europeias, passou a realizar anualmente um festejo para marcar o fim do verão e início do outono no hemisfério norte.

Celebração aos mortos

O período marcava o fim do período de plantações e colheitas, o que significava o início de dificuldades, em razão do frio. Já não fazia sentido comemorar nada na data, mas membros de classes dominantes dos celtas associaram as dificuldades a mortes e passaram também a usar a festa para cultuar os antepassados, em uma celebração aos mortos, que eles acreditavam voltar nesta noite para visitar seus familiares. Diante da inventada “visita”, o povo começou a preparar artefatos para espantar os mortos ou então recebê-los bem.
Já na Idade Média, a Igreja Católica tentou se apropriar da festa ao transferir o chamado Dia de Todos os Santos para 1º de novembro, com a intenção de no dia anterior chamar a população para uma vigília de preparação para a festa, estabelecendo 31 de outubro como o dia do Halloween. Essa vigília também foi chamada de Caças às Bruxas, pois nesta noite a Igreja Católica perseguia até a morte quem festejasse a data, que passou a ser feita às escondidas e não parou de crescer e ser reinventada nas várias culturas pelas quais foi apresentada.
Doces ou travessuras?
Nos tempos atuais, o Halloween tem ares de brincadeira e ficou extremamente comercial, gerando muito lucro a empresários do setor de fantasias. Mas, por trás dessa festa há um perigoso significado, por ser uma celebração para enaltecer bruxas, zumbis, caveiras e monstros por meio de bailes e festas à fantasia e até rituais para as pessoas entrarem em contato com mortos.
Para piorar, essa celebração tenta impor uma tradição nas crianças, que saem pelas ruas pedindo doces de porta em porta e ameaçando as pessoas, e em troca podem até receber doces e guloseimas consagrados a espíritos malignos como se isso fosse brincadeira. Além do risco em relação a esses doces, as crianças ainda aprendem a quebrar vidraças e fazer arruaça, caso não recebam esses doces. Uma aula de vandalismo logo no início da vida.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

... E conhereceis a verdade e a verdade vos libertará


Sempre gostei muito dessa frase, só que a mesma isolada não traduz seu real sentido. analisemos juntos o verso, dito pelo sr jesus:

.....E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


João 8:29-32


Dizia Jesus que o Pai nunca o abandonou, pelo o fato dele sempre fazer o que lhe agradava, depois de dizer essas coisas, MUITOS CRERAM NELE.
 E Jesus dizia aos que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


A condição para sermos seus discípulos e a permanência em sua palava, como assim permanência?,  permanecer tão somente é praticar aquilo que está escrito, não sendo somente um letrado conhecedor e deixar de lado a prática, pois a prática é que faz  com que a pessoa seja transformada em discípulo.(e consequentemente tenha a sua vida transformada pelo poder da fé)

 E assim permanecendo nessa prática da palavra de Deus, seremos assim conhecedores da verdade e essa Verdade posta em prática trará a libertação do pecado e de tudo mais que possa nos impedir de  ter comunhão com Deus.

Não se deixe enganar, você só é de Deus se de fato faz a vontade de Deus, você pode conhecer a letra e ainda assim não absorver o espírito dessa palavra transformadora que é a bíblia.
Pois até o diabo conhece toda a bíblia e nem por isso deixa de ser quem é.....

Toda Glória seja dada ao nosso Sr Jesus.

sábado, 29 de junho de 2013

O Amor precisa ser cultivado

   Podemos comparar o amor a uma sementinha cultivada em boa terra, regada que recebe a luz do sol e tem assim todos requisitos para crescer e florescer. O amor para que aconteça é  necessário que a semente seja plantada, ou seja, um gesto de carinho, uma gentileza são fortes motivos para trazer o amor a toa.
 Porém diferente do que muitos pensam o amor pode acabar sim, se não for como aquela planta, regado, receber a luz. Talvez pareça difícil entender, mas vamos lá tentar compreender juntos....

     Como já diz o dito popular no início tudo são flores, mas se não ficarmos atentos acabamos nos descuidando e deixamos de fazer coisas que parecem pequenas, mas são elas as gotas que regam esse amor, ou acabamos por sufocar tanto a pessoa amada que ela deixa de receber a luz do sol que a planta precisa para florescer e por esse motivo podemos fazer com que ele morra.

Aqui darei algumas dicas que parecem bobas mas funcionam como adubo para que essa planta nunca morra.

_ Valorize os pontos positivos, elogie e evite criticar.

_ Diálogo sempre, converse sobre tudo com seu parceiro, não guarde para si o que sente, converse constantemente isso evita muitos dos divórcios, não deixe que as coisas fiquem ocultas, fale como se sente, do que gosta, do que não gosta. Para que possam juntos entrar em um acordo onde os dois sairão ganhando.

_ Aprenda também a ouvir, quem sabe ouvir compreende melhor o outro.  mas não seja só ouvinte, fale também sobre suas aspirações deixe claro aquilo que você espera da outra pessoa.

_ Aprenda a ceder, nem sempre podemos resolver as coisas da nossa forma, busque um acordo para que ambos saim ganhando e as coisas voltem ao normal.

_ Tenha respeito pelo outro, nunca faça com ele aquilo que não gostaria que ele te fizesse.

_ Demonstre seu amor não com palavras, pois falar é muito fácil, tenha atitudes que valem mais do milhões de meras palavras. 

Telefone durante o dia e pergunte como você está?)  

Prepare algo para seu amor em um dia que sentir que ele está cansado ou não está se sentindo bem. ( isso ajuda a regar essa planta)

Incentive, acredite em quem você ama, faça com que se sinta especial.

Não coloque Tv no seu quarto, para que possam estar focados um no outro, sem interrupções.

_ Respeite o espaço do outro, faça com que ele se sinta a vontade ao seu lado, que possa ser ele mesmo. (é muito bom poder ser você mesmo... isso eu sei por experiência)


Água, Adubo e sol ...  São ótimos para que a planta cresça e floresça 

Assim também com o amor, deixe que ele respire, receba a luz do sol. para que virá para sempre.


terça-feira, 11 de junho de 2013

Eu quero e posso ser melhor

 Talvez você tenha realizado algum trabalho e foi questionado(a) que poderia ter feito melhor e você ficou triste ou até mesmo magoada com a pessoa que lhe deu o feedback.

 Com toda certeza, disse consigo mesma(o) dei o meu melhor e não fui valorizado (a), isso fez com que você já não se esmerar- se tanto para realizar a próxima missão que lhe foi confiada, uma vez que pensou,"Ninguém valoriza o que faço mesmo, então farei de qualquer jeito"...

 Porém eu aprendi essa semana, uma lição muito simples mas pouco percebida por muitos e até por mim mesma, até então. Quando dizemos que demos o nosso melhor, ainda que seja verdade naquele momento, estamos nos LIMITANDO pois podemos nos tornar melhor a cada dia, se soubermos usar as críticas a nosso favor, fazendo  do limão azedo uma bela limonada, com toda certeza faremos a diferença.
 Só que agir dessa forma exige de nós humildade, resiliência, superação. Características que infelizmente muitos ainda não possuem ou se negam a possuir. (Isso vai depender da sua vontade de ser melhor)

Humildade- para reconhecer que você é capaz de se superar e dar o melhor de si sempre.

Resiliência- Capacidade do indivíduo superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas (stress), é uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.

Superação- Quando a pessoa não mede esforços para vencer a si mesma, superando os seus limites e se tornando melhor do que ontem, através de uma SUPER   AÇÃO.

Saiba que não somos limitados podemos nos superar a cada dia mas isso exige um sacrifício da nossa parte, que é melhor do que uma mera desculpa para permanecer estagnado.

Pense nisso Marisa Marmelo


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tenha empatia

Não exija do outro aquilo que você não conseguiria fazer, lógico, se tivesse todas as ferramentas para fazê-lo e ainda assim não o pudesse executar.
Aprenda a ter empatia, ou seja, coloque-se no lugar do outro; Seja mais Humano.
Deixe a hipocrisia de lado, assuma quando não souber alguma coisa, pois assim estará aberto a novos conhecimentos, pois quem acha que saber tudo já está cristalizado para o conhecimento  e não sabe; Vive como um morto vivo , de acordo com antigos paradigmas.

Estamos na era do conhecimento as coisas mudam a todo minuto, num piscar de olhos, aprenda a desaprender o velho para absorver o novo, caso não o faça ficará para traz.
O Mercado tem sido cada dia mais competitivo, por isso tenha pressa em aprender, abra seus horizontes, busque o  conhecimento seja melhor que ontem, não só como profissional, mas acima de tudo com pessoa.
Hoje a Inteligência Emocional tem sido muito valorizada no mercado, as empresas buscam pessoas que tenham, auto conhecimento, empatia, resiliência,  que sejam automotivadas etc...


Isso tem sido um diferencial !!!!!!!!
Quem é a Pessoa Certa para você , como saber? 



   A verdade é que todos nós queremos encontrar a pessoa certa, e às vezes idealizamos tanto sem perceber que talvez essa pessoa perfeita não exista e acabamos nos decepcionando toda vez que alguém "especial" aparecer. 

    Mas existe alguém que pode te ajudar a escolher e reconhecer quando essa pessoa aparecer, isso porque ele fez você e sabe tudo sobre você. Só com a direção de Deus podemos reconhecer quando isso acontecer, ele sabe que se encaixará perfeitamente com você.

    Mas para isso você precisa estar disposto a colocar em suas mãos as suas vontades, para que a vontade dele seja feita em você.

 Explicando em miúdos "Senhor amo esta pessoa, quero muito estar ao seu lado, porém que seja feita a sua vontade, pois o senhor sabe quem me fará feliz..." Só que isso não é fácil de fazer, depositar a sua dependência nas mãos de Deus

Mas posso te afirmar que isso é que faz toda a diferença, pois ele nunca deixará que seja envergonhado alguém que depende dele e se coloca em obediência negando a si mesmo. Agrada- te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração.



Marisa A Marmelo